Pesquisar
Close this search box.

O Princípio 80/20

Banner Site

 

 

 

 

“Faz um 80/20 aí das tuas tarefas…”

 

Quantas vezes já ouvimos essa expressão na Tech? Quantas vezes já nos pediram para avaliar nossas prioridades, tarefas, projetos, baseados na regra 80/20?

Desde que passamos a fazer parte da ITW, a cultura 80/20 tem sido uma exigência diária. Colocar essa teoria em prática, não somente é um exercício de priorização e organização, mas também um elemento chave para que atingirmos grandes resultados ao longo deste período.

 

Você conhece a origem deste princípio?

A regra 80/20 (também conhecido como o princípio de Pareto, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator) afirma que: “para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.”

Vilfredo Pareto

 

O consultor de negócios Joseph Moses Juran sugeriu o princípio e o nomeou em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que notou a conexão 80/20 em sua passagem pela Universidade de Lausanne em 1892, como publicado em seu primeiro artigo “Cours d’économie politique”. Essencialmente, Pareto mostrou que aproximadamente 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população. Pareto desenvolveu o princípio ao observar que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. É uma regra comum em negócios, por exemplo, “80% das suas vendas vêm de 20% dos seus clientes”.

Mas mais do que ser uma forma de contar ervilhas, compreender a distribuição de terras ou saber quais clientes te rendem mais dinheiro e menos dor de cabeça, o Princípio 80/20 nos ajuda de várias formas, uma delas é nos tornando mais produtivos. Ao conseguirmos identificar as tarefas que mais nos consomem tempo e que nos dão o menor retorno possível, podemos dedicar nossos esforços para algo que realmente nos beneficie. Ficou interessado em saber como aplicar a regra na sua vida? Assista esse vídeo.

 

 

Se interessou? Quer saber mais sobre o princípio? Recomendamos a leitura do livro “O Princípio 80/20” de Richard Koch.

 

 

“No século XIX, o economista italiano Vilfredo Pareto descobriu que havia um padrão na distribuição da riqueza mundial: 20% das pessoas tinham 80% do dinheiro e vice-versa, o que ficou conhecido como Lei de Pareto. No fim do século XX, o autor Richard Koch viu em suas pesquisas que o princípio 80/20 podia ser encontrado em quase todos os aspectos da vida moderna: em geral, 20% do que se faz produz 80% do resultado total (e 80% do que é feito pode não gerar tanto resultado). Neste clássico livro, lançado agora pela Editora Gutenberg em nova edição ampliada e atualizada, Koch ajuda a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes, para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia e conseguindo muito mais.”

 

 

Veja também

Inscreva-se na
nossa newsletter

e fique por dentro das novidades!